TERRA E CRIANÇAS EM CONDOMÍNIOS

Terra e Criança: Imunidade e consciência ambiental
Terra e Criança: Imunidade e consciência ambiental

O CONTATO COM ENTRE A TERRA E CRIANÇAS FAZ MUITO BEM PARA TANTO PARA AS CRIANÇAS QUANTO PARA O MEIO AMBIENTE

Hoje, os condomínios são praticamente clubes e o nosso não foge da regra. Temos quadra poliesportiva, brinquedos, pista de caminhada, piscinas em casa e games e mais games. Se a criança preferir não sair de casa, ela ainda conta com a possibilidade de computadores e videogames.

A comodidade e a tecnologia fazem com que o contato com a natureza seja cada vez mais raro. As vezes temos até um sentimento de saudosismo quando vemos uma criança correndo em nossas áreas verdes ou até mesmo subindo em árvores, não é mesmo?

A prática de atividades e brincadeiras mais próximo da natureza, no entanto, são de extrema importância para que os baixinhos se tornem mais sociáveis e compreendam, desde pequenos, que respeitar o meio ambiente é importante.

Para entender a importância do contato com a natureza uma pesquisa britânica constatou que apenas uma em cinco crianças têm uma ligação considerada suficiente com a natureza.

O estudo foi desenvolvido pela RSPB (Royal Society for the Protetion of Birds), uma das maiores sociedades protetoras de pássaros do mundo. Para chegar a esse resultado, o instituto entrevistou 1.200 crianças entre 8 e 12 anos. Eles tinham apenas que concordar ou discordar com frases propostas pelos especialistas relacionadas à sua rotina. Apenas 21% atingiu um nível considerado aceitável de contato com a natureza.

Entende por que precisamos estimular as nossas crianças a ficarem mais próximas da natureza e da terra?

 

O início do aprendizado

Terra e Crianças: uma combinação perfeita

Para aproximar os pequenos da natureza o que você acha de ensinar jardinagem? Revirar a terra, plantar sementes, ver as plantinhas crescendo e ver as flores brotando são atitudes que fazem com que os pequenos compreendam o ciclo natural e que devemos respeitar e sabemos que não é necessário ter grandes jardins, até mesmo uma pequena floreira ou um vazinho serão o agente de educação ambiental.

 

Encontre ferramentas adequadas para eles pois são fáceis de manusear, mas não se esqueça de estimular os pequenos a colocarem as mãos na terra, oriente-os a regar as plantas todos os dias a observar o seu crescimento.

 

Assim como um bom passatempo em família, a jardinagem também é um agende de educação, já que podem desenvolver a paciência para ver o crescimento e também precisarão ficar muito atentos para que tudo dê certo:

–      regando

–      adubando

–      retirando ervas daninhas

–      podando quando necessário

 

Caso o seu espaço seja maior, estimule o plantio de frutas, legumes e verduras, dessa forma as crianças além de cuidarem poderão também saborear a própria produção.

 

Para observar melhor estes processos onde a natureza é sábia, temos áreas verdes e jardins em nosso condomínio! Que tal observar a diferença entre elas? Saber que um jardim tem cuidados quase que diários, mas na floresta é diferente, tudo se equilibra, com pouco ou nenhuma intervenção humana.

 

 

Lugar de saúde é no mato!

 

Uma outra coisa importante quanto a criança fica em contato com a terra é a questão da imunidade. É sabido que o contato com alguns microorganismos ainda na fase de desenvolvimento condiciona o sistema imunológico é só conversar com o seu pediatra ou alergologista.

 

É claro que toda a brincadeira exige cuidados e supervisão e é claro: higienização após a brincadeira. Sempre ensine os pequenos que ao cuidar das plantas é necessário lavar muito bem as mãos.

 

 

Curtiu? Então mão à obra, ou melhor, mãos à terra.

 

Equipamentos e segurança:

–       não use produtos químicos.

–       não colocar na boca plantas desconhecidas ou objetos utilizados na jardinagem.

–       use roupas apropriadas ao tempo e ao terreno.

–       sempre lave os instrumentos e os guarde depois de usar em local seguro.

 

Escolhendo as plantas

–       Escolha algumas plantas de crescimento rápido (as crianças de hoje são muito ansiosas, lembra?) e outras de crescimento lento!

–       Prefira também flores e plantas aromáticas, para aumentar os estímulos e as descobertas.

 

Alimentação saudável

 

–       aproveite para apresentar novos sabores (ex. manjericão, cebolinha ou salsinha). Veja post sobre horta.

 

A FAZ VERDE faz a sua parte e cuida com muito carinho das áreas verdes do nosso condomínio para que a experiência com o meio ambiente seja o melhor e mais agradável possível.

Curta as áreas verdes do condomínio com os seus filhos!

2 thoughts on “TERRA E CRIANÇAS EM CONDOMÍNIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Name *