Grama: Cuidados com gramado de campo de Futebol

Grama Cuidados com gramado de campo de Futebol
Cuidados com gramado de campo de Futebol

Grama e Futebol, paixão nacional e desempenha socialização e entretenimento os moradores de um condomínio, tanto crianças, jovens e adultos por esse motivo os cuidados com o gramado deve ser redobrado, pois não queremos nenhum artilheiro lesionado.

Para os leigos, o gramado de campo de futebol “é tudo igual” só consegue identificar se está queimada ou verdinha. Mas os cuidados com o gramado do campo de futebol vai muito além do que simplesmente regar ou cobrir com adubo.

Segundo Felipe Pedrazzi, Diretor da Faz Verde Soluções Ambientais & Jardinagem os cuidados com o gramado começam muito antes do próprio plantio. Existe um grande planejamento da área onde será construído o campo para avaliar as condições da área, humidade do solo, se existem árvores próximas ao campo, processo de drenagem e até mesmo o tipo de grama que será plantada, explica o Felipe.

Felipe Pedrazzi
Visita técnica em estádio de futebol para avaliar as condições da grama, principais cuidados, drenagem e regas.

Normalmente as mais utilizadas são: Bermudas (Cynodon dactylon) e Esmeralda (Zoysia japonica).

As Bermudas são as gramas mais utilizadas em grandes estádios de futebol. Apresentam como principais características as folhas estreitas, crescimento rápido e cor verde intenso quando adubada. É indicada para a formação de campos de futebol, pólo, golfe, tênis, beisebol. As suas principais vantagens são a excelente resistência ao pisoteio e a ótima capacidade de regeneração no caso de danos maiores. Este tipo de grama não deve ser utilizada em jardins residenciais, em função do aumento da frequência de poda e da grande necessidade de luz.

Outra grama também muito indicada é a grama esmeralda.

Mas, é importante entender que no período de outono/inverno ela diminui sensivelmente seu ritmo de crescimento, diminuindo sua capacidade de regeneração, o que para um campo de futebol em plena atividade pode vir a comprometer a sua qualidade e proporcionar riscos aos moradores do condomínio.

As condições climáticas da região podem contribuir para a definição da espécie de grama a ser plantada e qual não deve ser plantada. As condições locais dizem respeito a algumas particularidades, tais como sombreamento (Grama Santo Agostinho, e Grama Esmeralda, por exemplo), salinidade (Grama São Carlos e Grama Bermudas), tipo de solo (arenoso, argiloso e orgânico) e topografia (facilita ou não a poda).

Em campos de futebol em propriedades e condomínios, o crescimento veloz da bermuda, no entanto, é uma desvantagem, pois exige a realização de podas a cada dois ou três dias para manter a altura ideal do gramado. Com a falta de corte no momento ideal, as folhas mais velhas se desenvolvem e fazem sombra sobre as mais novas, que acabam secando, prejudicando a grama tanto em relação à aparência quanto à resistência ao pisoteio.

Quanto os cuidados frequentes é necessário o auxílio de profissionais qualificados para que, além de uma drenagem correta o solo fique nivelado sem ondulações e buracos, normalmente causados pela má aplicação de adubo e também pelo excesso de rega.

9 thoughts on “Grama: Cuidados com gramado de campo de Futebol

  1. Por favor, poderia me ajudar com uma dúvida ? Nós aqui do condomínio temos dúvidas sobre a utilização do campo depois da chuva. Se for uma chuva rápida de verão, quanto tempo precisamos esperar para utilizar o campo ? Se for uma chuva mais prolongada, dependendo dos mm, é necessário esperar um tempo mínimo para utilização ?
    Muito obrigado

  2. Por favor, poderia me ajudar com uma dúvida ? Nós aqui do condomínio temos dúvidas sobre a utilização do campo depois da chuva. Se for uma chuva rápida de verão, quanto tempo precisamos esperar para utilizar o campo ? Se for uma chuva mais prolongada, dependendo dos mm, é necessário esperar um tempo mínimo para utilização ?
    Muito obrigado

  3. Boa noite. A grama que foi cortada deve ser retirada? Se a grama cortada ficar sobre o gramado pode atrapalhar o crescimento? Obrigado.

        1. Sempre corte no máximo 1/3 da altura dela! A altura final, vc deve ajustar de acordo com o seu gosto! Não esqueça do conforto e de que as plantas precisam de folhas para fazer a fotossíntese!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Name *