Muitos conhecem a reciclagem do “lixo seco”e sabem de seus benefícios econômicos, sociais e principalmente o ambiental.

Ao invés de jogar tudo fora e aterrar bem longe da sua casa, nosso lixo pode ser processado e utilizados novamente, gerando emprego e renda, o que leva a todo o processo a ser mais sustentável.

Mas será que no Brasil, a reciclagem é sucesso?

Como exemplos de reciclagem bem sucedida no Brasil temos os seguintes indices de recuperação:

  • Alumínio: 91,5%
  • Plástico: 26,5%
  • Vidro: 45%

Mas… você já ouviu falar de reciclagem de matéria orgânica? Você sabe se pode reciclar as sobras de comida ou resíduos agrícolas?

Parece uma ideia absurda, mas é um processo que já ocorre na natureza! O processo de degradação da matéria orgânica na natureza é conhecido como compostagem.

Como vocês já devem ter lido por aqui, a compostagem é o processo de degradação da matéria orgânica, permitindo que sobras de alimentos e outros resíduos orgânicos se transformem em adubo orgânico, também conhecido como “composto orgânico“.

O composto orgânico é o resultado da compostagem: um material estável e seguro que pode ser usado para “nutrir” o solo do seu jardim, horta ou lavoura, acrescentando:

  • Matéria orgânica;
  • Seres vivos benéficos;
  • Nutrientes;

Que confere nova vida ao solo e permitindo uma melhora nas plantas do local.

O composto orgânico não só melhora a vida no solo como permite a reciclagem dos nutrientes presentes nos restos de alimentos e outros resíduos, nutrientes estes que se não compostados, seriam perdidos.

Portanto, a compostagem não é apenas uma alternativa sustentável e ecológica ao descarte de restos de alimentos e outros resíduos em aterros é também uma fonte de renda e uma forma natural de reciclagem para resíduos orgânicos, permitindo retornar os nutrientes ao solo.

Quer saber como começar a Compostar agora mesmo em sua casa? Acesse o nosso guia de compostagem e comece a sua compostagem agora mesmo! Juntos fazemos a diferença!

FAZ VERDE, nós podemos ajudá-los!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Name *