Composto ou adubo orgânico é o resultado da degradação da matéria orgânica na forma de resíduos, processo conhecido como compostagem. Clique neste link para saber mais sobre este lindo processo!!!

O composto, quando feito da forma correta é um material seguro, livre de contaminações e rico em matéria orgânica, contendo nutrientes essenciais para o crescimento e manutenção das plantas, este adubo natural é excelente para suprir as deficiências do solo, tornando frutas, vegetais e flores mais bonitos e aumentando a produção de hortas.

Feito á partir de uma mistura de resíduos orgânicos, o composto tem uma relação entre dois elementos químicos essenciais carbono/nitrogênio (C/N) em torno de 10, umidade (quantidade de água) em torno de 50% e uma quantidade controlada de minerais essenciais as plantas (Ferro, potássio, cromo, fósforo e etc.).

O composto possuiu também seres vivos conhecidos como microrganismos, estes seres vivos são muito benéficos para o solo, possibilitando a melhora das condições físicas e químicas do solo, aumentando a eficiência do crescimento das plantas e diminuído a necessidade do uso de produtos químicos.

O composto orgânico pode ser usado diretamente no solo, em jardins, gramados e lavouras, podendo também ser aplicado em vasos de plantas e na produção de mudas. Os compostos podem ser encontrados “puros” ou misturados com outras substâncias e materiais, ganhando o nome de substrato. Os substratos são usados para funções específicas como crescimento das mudas, enraizamento ou correção do pH do solo, mas todos tem como base o composto orgânico.

Entre os principais substratos podemos citar o substrato com perlita, ótimo para estruturar o solo, facilitando o crescimento de mudas novas, temos também os substratos específicos para o enraizamento das plantas com sulfato de cobre e diversos outros exemplos para as mais diversas aplicações.

Por: Prof. Dr. Thiago Aguiar Cacuro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Name *