Antes de mais nada, é importante dizer que os cuidados com suas plantas começam no verão. Após a geada temos que ficar atentos para a recuperação do vigor das plantas.

Saiba o que são as geadas

As geadas são fenômenos metereológicos que podem ser descritos como “orvalho congelado”. Assim conta os especialistas Departamento de Ciências Atmosféricas do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP).

Durante o dia, o sol aquece a superfície e faz evaporar as partículas de água ali presentes. No fim da tarde a temperatura vai caindo e, quando as moléculas de água que estavam perambulando no ar encontram uma superfície mais fria, perdem sua energia de movimentação e vão se acumulando na forma de gotículas.

Isso é o que conhecemos por orvalho. Mas num dia com temperatura muito baixa, esse vapor congela.

Geada em um gramado, Sorocaba/SP.

O orvalho, quando em superfície das folhas, os vidros das janelas e até bactérias, podem cristalizar-se e as moléculas de água que estão abaixo de zero grau adquirem a estrutura hexagonal do gelo e se organizam muito rapidamente para se cristalizar.

É por isso que, quando fazemos gelo na geladeira, ele começa a se formar de fora para dentro. Ou seja, as moléculas que estão em contato com a parede da fôrma de gelo se cristalizam antes do que as que estão no centro.

Cristais de gelo que não parecem deste planeta
Cristais de gelo.

A geada nas plantas

O problema nas plantas é que o cristal de gelo formado na planta afeta todas as estruturas celulares, quebrando as células das plantas, levando essas partes afetadas à morte!

Uma célula vegetal, extraído de Todo Estudo.

Geralmente as partes congeladas das plantas em uma geada são as folhas, que são as responsáveis pela fotossíntese (conheça mais aqui) que é basicamente o processo biológico da formação da energia e nutrientes elaborados das plantas.

A geada afeta a produção das plantas

Quando isso ocorre, a planta com sua função de produção de alimentos prejudicada, fazendo com que a planta precise novamente refazer suas partes mortas.

Em nosso jardim, se a planta está desnutrida isso é um problema, pois as reservas energéticas que as plantas possuem não são suficientes para recuperar toda a área afetada!

Na lavoura, a geada causa o mesmo problema e afeta a produtividade das culturas, pois ao invés da planta conduzir sua energia para produzir flores, frutos e sementes, acaba tendo que refazer suas folhas, atrasando e reduzindo a produtividade.

Como evitar problemas com geada?

Faça uma boa nutrição da sua lavoura ou de seu jardim. Quando as plantas possuem mais nutrientes, proteínas, carboidratos, elas recuperam-se mais rapidamente.

Geralmente uma boa adubação com potássio e matéria orgânica antes da época de geadas, auxilia a planta nos processos de recuperação, pois estes nutrientes afetam diretamente os ciclos naturais das plantas, fazendo-as responder mais rapidamente.

O que fazer se meu jardim foi afetado pela geada?

Para melhorar a resposta das suas plantas, irrigue o jardim mais frequentemente, pois as geadas sempre ocorrem em épocas frias e secas no Sudeste. Saiba como irrigar melhor seu jardim.

Além disso, use 30g de adubo NPK 20-05-20 ou 20-00-20 pós geada e adicione 1kg de composto orgânico por metro quadrado de jardim.

2 thoughts on “Plantas depois da geada: principais cuidados

  1. Muito legal o conteúdo, não sabia que tinha um blog da Faz… muito legal.. já andei por outros conteúdos daqui… da rega é bem legal tbm… parabéns.. ajuda muito ✌️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Name *