Uma nova forma de gestão de resíduos surge no Brasil: por quê a compostagem é melhor do que a disposição em aterro sanitário?

Todo material orgânico é composto basicamente por CARBONO! E necessariamente, após nosso uso, os resíduos orgânicos serão decompostos!!! Cabe a nós escolhermos qual via de decomposição e qual o destino final deste carbono na gestão de resíduos da nossa organização!

LIXÃO E ATERRO SANITÁRIO

Quando estamos falando de aterros sanitários (que não é um LIXÃO – entenda aqui a diferença) os resíduos serão compactados e enterrados e a via de decomposição é necessariamente ANAERÓBICA, ou seja, acontece na falta de OXIGÊNIO.

A via ANAERÓBICA gera METANO (CH4) e outros subprodutos.

Quando dispomos nossos resíduos orgânicos em uma usina de compostagem, a via de decomposição do carbono ocorre AEROBICAMENTE, ou seja, pela PRESENÇA de OXIGÊNIO.

A via AERÓBICA gera GÁS CARBÔNICO (CO2) e água.

Fica a dúvida: Mas se fizermos a compostagem, ainda não está se decompondo e gerando gases de efeito estufa?

Este é o cerne da questão: metano versus dióxido de carbono.

Veja, os diferentes gases de efeito estufa têm mais capacidade de retenção de calor na atmosfera. O metano (CH4) pode reter 25 vezes mais calor do que o dióxido de carbono (CO2).

Então, se você acredita que o seu carbono vai se decompor de qualquer maneira (uma aposta segura para alimentos ou resíduos de jardim), você gostaria que isso se transformasse em CO2, não CH4.

Além disso, o subproduto da compostagem é o COMPOSTO ORGÂNICO e este enriquece os solos brasileiros e gera riqueza, pelo aumento de produtividade de nossas lavouras.

Na hora de escolher o seu coletor de resíduos, escolha bem e estimule-os a fazer a destinação dos orgânicos para a compostagem.

Veja aqui como fazer uma de nossas experiências na coleta seletiva em seu condomínio ou empresa, este condomínio em Sorocaba/SP é LIXO ZERO!

Outras vantagens da compostagem!

  1. As áreas utilizadas para a construção de aterros sanitários nunca mais poderão ser utilizadas.
  2. Ao misturar os resíduos orgânicos com os demais, inviabilizamos a reciclagem.
  3. A compostagem é um método rápido, na mesma área, muitas toneladas de resíduos podem ser gerenciados.
  4. A transformação de resíduos em composto orgânico é uma mimetização da natureza. Nas florestas, todas as folhas que caem no chão viram adubo para a própria floresta. Ao fazer isso, estamos copiando a natureza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Name *