Solo: Uma superpotência secreta, bem no seu quintal

Solo Wakanda

Solo Wakanda

Na medida em que as colinas verdejantes de Wakanda são secretamente enriquecidas com o Vibranium, um metal fictício do filme “Pantera Negra”, seu pequeno quintal verde também tem superpoderes escondidos: esse solo pode absorver e armazenar uma quantidade significativa de carbono do ar, tornando de forma repentina esses espaços verdes em importantes ativos na batalha contra as mudanças climáticas.

Os solos dos quintais das casas, essas onde moramos, pode bloquear mais emissões de carbono do planeta do que os solos encontrados em pastagens nativas, parques ou florestas urbanas, de acordo com a Sra. Carly Ziter, um Ph.D. na Universidade de Wisconsin-Madison.

Ele desenvolveu uma pesquisa e os resultados foram publicados no final de fevereiro deste ano (2018). Isso foi uma grande surpresa, dado que muitos de nós, pensamos que os principais responsáveis ar puro são as grandes florestas, por concentrarem grande parte das áreas presentavas ou como estas florestas proporcionam benéficos para o meio ambiente. Mas pelo menos neste caso, o nosso jardim, que plantamos coisas que gostamos e cultivamos com tanto carinho também está ajudando, e muito, a controlar a emissão de carbono no ar.

A Sra. Ziter estudou o poder dos quintais, batendo de porta em porta da cidade de Madison, EUA e pedindo aos moradores que a deixassem avaliar o solo do quintal. Normalmente, quem a acompanhava no trabalho de avaliação do solo eram as crianças das casas.

Enquanto as cidades buscam maneiras de minimizar os efeitos do aquecimento global, os espaços verdes urbanos são frequentemente citados como uma boa solução, e isso já começa aparecer em outros estudos também.

POST-2018-03-15-solo-01

Os espaços verdes podem reduzir as temperaturas nas cidades além de capturar as águas pluviais reduzindo drasticamente as inundações.

Até agora, a maioria das pesquisas nesta linha se concentrava em grandes espaços verdes, como os parques, o que dava a impressão de que espaços menores como pequenos jardins não contribuíssem para melhorar o ecossistema urbano.

Ziter pegou amostras de solo de 100 locais em Madison. Os Locais variaram de florestas a pastagens para espaços abertos, uma categoria que inclui parques, campos de golfe e cemitérios. Ela também analisou de lotes residenciais, que cobrem 47% da paisagem de Madison.

O estudo mostrou que o solo nos ecossistemas florestais absorvem melhor a água. Mas o solo em campos abertos e cuidados, como campos de golfe e quintais, tiveram melhor aproveitamento na absorção de carbono.

Infelizmente na pesquisa não ficou claro por que o solo em espaços verdes residenciais tiveram melhor aproveitamento na absorção de carbono, mas a Sra. Ziter acredita que isso está relacionado à forma como as pessoas cuidam de seus jardins, cortando e aparando com regularidade. Portanto, existe um risco de que esse carbono, liberado normalmente por cortadores de gramado a gasolina, por exemplo, poderia eliminar a capacidade do solo de absorver o carbono.

POST-2018-03-15-solo-02

IMPORTANTE: Antes de começar a cortar as florestas e colocar gramado em todo lugar, é importante notar que este estudo se concentrou nos tipos de solos, e não sobre o que pode estar crescendo acima.

“É claro que o controle do carbono, dentro do ecossistema não pode ser reduzido apenas ao solo, é importante entender que todo o conjunto que forma o ecossistema é responsável e cada parte tem a sua função muito bem definida, como, as folhas, caule, raíz, etc.” Comenta o Biólogo Felipe Pedrazzi da Faz Verde Jardinagem & Soluções Ambientais.

Ainda assim, o estudo sugere que ecossistemas fragmentados, como aqueles em quintais, beneficiam e muito as cidades e devem ser sempre levados em consideração no planejamento urbano. Por exemplo, espaços verdes colocados ao lado de espaços desenvolvidos podem atuar como um amortecedor contra os efeitos negativos que as superfícies impermeáveis têm no meio ambiente.

É claro que você não precisa ter um gramado perfeito no seu quintal para que ajude no ecossistema o que é necessário é um jardim com uma boa variedade de plantas e cuidar de forma regular.

Fonte: nytimes.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *