Braquiárias (Brachiarias): Como controlar

Braquiárias (Brachiarias) planta nativa da África introduzidas no Brasil como plantas forrageiras hoje é considerada uma invasora.

Cientificamente conhecidas como Brachiaria decumbens é uma planta nativa da África, algumas espécies foram introduzidas no Brasil como plantas forrageiras (para cobrir grandes áreas e pastos) e transformaram-se em uma espécie invasora de diversos ecossistemas brasileiros.

Hoje são o maior problema encontrado pelos pecuaristas, agricultores, condomínios e empresas de jardinagem, pois quando a invasora se apropria da área, seja ela gramado ou área frutífera, ela é extremamente resistente aos controles tradicionais.

Estima-se que as área de pastagens cultivadas no Brasil, 80 a 90% são constituídos por capins do gênero Brachiaria.

Como é uma espécie que se desenvolve em solo pobre de nutrientes facilita a adaptação podemos destacar o intenso e complexo sistema radicular, a sua ALTA CAPACIDADE DE REBROTAR APÓS FOGO (Então você já sabe, botar fogo não resolve, muito pelo contrário, tornará a sua raiz muito mais forte e com isso sementes também mais fortes) e uma outra importante característica é a grande sua proliferação produzidas através de sementes viáveis.

Para se ter uma ideia do impacto causado, muitos produtores já estão em processo de troca de Brachiaria por outras forrageiras, ou até mesmo no processo de troca por outras culturas como milho, arroz, soja etc. que normalmente são cultivadas anualmente.

Mas vamos ao ponto, como controlar esta invasora?

1. Combinação do controle químico e o mecânico pode ser realizada. Esta pode ser uma opção mas o que torna inviável o sucesso são a quantidade de sementes remanescentes e as condições climáticas.
2. Os herbicidas dissecantes podem ser utilizados, mas é claro que com os critérios técnicos para não causar a inutilização do solo.
3. Combinação de tratamento para a troca de capim normalmente é o processo que resulta no melhor resultado, desde que de forma integrada: mecânico, químico e cultural.

Por isso a melhor forma de controlar é a prevenção de forma consciente, a forma mecânica aliada a herbicidas de forma controlada e cautelosa é mais eficaz.

Quer saber mais como controlar a Braquiária de seu condomínio ou Propriedade?

Entre em contato com a Faz Verde – Soluções Ambientais & Jardinagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *