Horta em casa: Dicas para ter a sua

Plante saúde em sua casa

Horta em casa, saúde e sabor. Quem não gosta dessas duas palavras? Cultivar uma horta em casa é uma forma de ter alimentos deliciosos e livre de agrotóxicos. Sem contar na praticidade e economia.

Veja algumas dicas do Felipe Pedrazzi, Diretor da FazVerde.

 

Cebolinha

cebolinha-verdura

Horta em casa: Como plantar cebolinha em casa

Separe toda a parte branca e mais um pedacinho da parte verde. Coloque dentro de um copo com água, cobrindo 2,5 centímetros da parte branca. Deixe num local ensolarado e, dentro de poucos dias, cebolinhas surgirão para dar mais gosto aos seus pratos. E não deixe de trocar a água todos os dias. Se tiver um quintal, experimente replantar.

 

Manjericão

manjericao

Horta em casa: Manjericão é muito bom!

Pizza marguerita, você sabe, leva essa erva perfumada. Que tal usá-la fresquinha? Separe mais ou menos três pares de hastes – as mais bonitas, de preferências – e corte-as com 10 a 15 centímetros. Retire as folhas da parte de baixo e também as flores, deixando apenas algumas folhas na parte superior. Coloque num copo de vidro com água até a metade e deixe num lugar ensolarado, trocando a água de dois em dois dias. Depois, quando as raízes estiverem com o tamanho de 2 centímetros, é hora de replantar num vaso médio, grande ou até mesmo em uma floreira. Dica importante: o manjericão precisa de muito sol para ficar vistoso e aromático.

 

Cenoura

cenoura-como-plantar

Horta em casa: A cenoura é muito mais simples de plantar do que você imaginava.

Cenoura com carne assada ou raladinha na salada – sem agrotóxico, é bem melhor! Corte algumas partes superiores (onde está aquele centrinho que parece um umbigo) e coloque numa vasilha com água pela metade. Espere 15 dias e comemore. Com o tempo, replante as cenouras em um vaso e com pouco tempo, consiga uma horta que nem aquelas que enlouquecem o coelho Pernalonga.

 

Erva-cidreira (capim-limão)

Capim Limão Erva Cidreira

Horta em casa: Capim Limão Erva Cidreira

Chá seco, nunca mais! Fresca, a erva-cidreira tem um aroma bem mais gostoso. Deixe cinco talos na água até que criem raízes e passe para o vaso com a terra já preparada. Pode ficar embaixo do sol sem problemas. Regue normalmente. E aí é só preparar um chá quentinho para dar sono e acalmar as crianças.

 

Hortelã

hortela

Horta em casa: Quem não gosta de suco de abacaxi com hortelã?

Corte alguns talos de hortelã com folhas e coloque diretamente na água. Aguarde as raízes crescerem e passe para canteiros e vasos. Sol e solo seco são inimigos do hortelã – por isso, regue bem e proteja dos raios solares.

 

Por que minha horta em casa não cresce?

Esta é uma pergunta que a FazVerde costuma ouvir de seus clientes. É preciso ficar atento a algumas características das plantas. Elas são como nós: precisam de alimento, água e sofrem com o estresse – que, no caso delas, pode ser resultado de excesso ou falta de sol, pragas e outros perigos. Algumas dicas que costumamos passar às pessoas:

  • Nunca deixe o solo encharcado; a terra deve ficar úmida, apenas
  • Adube com matéria orgânica, por exemplo, cascas de frutas e verduras
  • Preste atenção à quantidade de luz solar; hortelãs ficam sempre à sombra, enquanto as outras que listamos podem ficar diretamente sob o sol

3 comments

  1. Pingback: TERRA E CRIANÇAS EM CONDOMÍNIOS: COMBINAÇÃO PERFEITA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *